Inserção de migrantes e refugiados no mercado de trabalho é tema de reuniões entre FGTAS, OIM e autoridades de Vacaria
O objetivo é divulgar a parceria estabelecida entre as instituições
O diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Marcos Lima, e o coordenador do Escritório da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no RS, Iurqui Pinheiro da Rocha, participaram de reuniões nesta semana em Vacaria com o objetivo de divulgar a parceria estabelecida entre as instituições e promover a inserção dos migrantes e refugiados no mercado de trabalho.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, Marcos explica que o FGTAS está criando uma estrutura jurídica e técnica em Porto Alegre para dar o suporte às agências do interior através do treinamento de pessoas e, ainda, das tecnologias necessárias para atender os migrantes e refugiados. Segundo ele, o objetivo é iniciar os trabalhos em conjunto com a OIM logo no início do próximo ano.
Na oportunidade, Iurqui explica que a OMS instalou um escritório na capital ainda em março de 2020 com o objetivo de trazer, dentre outros, um projeto de integração socieconômica voltado à migrantes e refugiados, cujo escopo busca fortalecer essas pessoas no mercado de trabalho de diversas formas.
Ainda em entrevista, a coordenadora do Ceidec em Vacaria, Irmã Edna Rodrigues, definiu o momento como de gratidão pela formalização da parceria e a importância das ações como meio de gerar dignidade aos atendidos. Ela explica que o papel do Ceidec abrange toda a documentação necessária, além do encaminhamento das pessoas a diferentes empregos através de parceria com o SINE e diretamente com empresas locais.
Os representantes estiveram reunidos nos últimos dias com diversas autoridades do poder público municipal, CDL e outros buscando fortalecer o projeto.
Comentários