Assessor Jurídico do Procon de Vacaria orienta população sobre fraudes e cobranças indevidas
Baixar ÁudioEmpréstimos consignados não contratados e cobranças telefônicas indevidas estão entre os casos mais comuns em Vacaria, sendo que o órgão atende uma média de sete ocorrências todos os dias
Desde o início deste ano, o Procon de Vacaria registrou mais de 200 atendimentos, o que gera uma média de cerca de sete casos diários. Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o assessor jurídico, advogado Dr. Vinícius Maciel Carraro, afirma que uma das situações mais comuns diz respeito a empréstimos consignados de aposentados sendo contratados de forma indevida. Ele explica que existem instituições financeiras que ligam para a pessoa afirmando que esta possui algum valor disponível no INSS ou Banco Central, conduzem a conversa solicitando uma foto segurando um documento para a liberação deste suposto valor e efetivam um empréstimo. Vinícius orienta a população que o Banco Central não disponibiliza valores dessa forma e reforça que, caso seja percebido algum empréstimo indesejado, deve-se procurar orientação do Procon imediatamente.
Golpes em compras realizadas pela internet e cobranças indevidas de empresas de telefonia também são casos comuns registrados no município. Segundo o assessor, no que diz respeito aos telefones, na maioria dos casos o aparelho não funciona de forma adequada, o cliente perde acesso ao serviço por semanas ou meses e, ainda sim, é cobrado pela empresa. Neste cenário, a ação recomendada é o contato com o Procon e a realização de um Boletim de Ocorrência a fim de comprovar a ineficácia do serviço e solicitar a suspensão da cobrança ou devolução dos valores. Vinícius comenta que 100% dos problemas relacionados à redes de telefonia foram resolvidos no município este ano.
O Procon de Vacaria está localizado ao lado da Catedral, no prédio da antiga biblioteca pública, e atende das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. O serviço é prestado de forma gratuita.
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