Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Escolas promovem ações de paz e segurança em Vacaria

Baixar Áudio por João Pedro Minella

Os diretores das escolas Bernardina, Irmão Getúlio e Zezinho compartilharam as ações desempenhadas durante entrevista ao Programa Temática da Tua Rádio Fátima

Foto: Tua Rádio Fátima

Como parte das diversas ações desempenhadas por todo o conjunto dos órgãos de educação e segurança, escolas de Vacaria estão realizando trabalhos voltados à paz e segurança com alunos e professores nesta semana. As atividades decorrem da constante discussão relacionada às Fake News envolvendo falsos ataques às instituições, registradas após o incidente ocorrido em Blumenau.

Em entrevista à Tua Rádio Fátima, a diretora do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, Ana Rosa Bastos Bortolon, afirma que o corpo docente e diretivo se sente seguro no desenvolvimento dos trabalhos cotidianos e tranquiliza toda a comunidade escolar. Para ela, a preocupação da comunidade não reflete a realidade percebida no ambiente escolar. Ana explica que, especificamente no Irmão Getúlio, diversas ações estão sendo trabalhadas com relação ao temas da paz e convivência desde o início do ano. Ela reforça, também, a importância da utilização do uniforme por parte dos alunos como meio de identificação.

Na oportunidade, a diretora da Escola Técnica Bernardina Rodrigues Padilha, Gilvana Rissardi Baldin, comenta que o trabalho com a cultura da paz é constante nas escolas, sendo que neste momento acontece por meio de reflexões, músicas, balões e cartazes. Para Gilvana, o pilar mais importante é a escuta ativa para com os estudantes.

Ainda durante a entrevista, o diretor da escola Prof. José Fernandes de Oliveira (Zezinho), Felix Bernardi, ressalta que os órgãos de segurança também estão mobilizados em torno das escolas, e comenta que os pais que se sentem inseguros estão convidados a conhecer o espaço. Ele reforça que a presença dos servidores é constante e próxima aos alunos visando sempre a segurança e as boas relações dentro da escola.

O Ministério Público também está mobilizado junto às instituições e órgãos de segurança estudando possíveis ações relacionadas ao tema, sendo que, em breve, grupos de trabalho devem se dirigir às escolas promovendo encontros com professores e funcionários.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais