Primeiro passo de Alcoólicos Anônimos é admitir a impotência perante o álcool
O primeiro passo seguido no grupo de Alcoólicos Anônimos é “Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas”.
O primeiro passo seguido no grupo de Alcoólicos Anônimos é “Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas”. Este foi o tema do programa Temática desta segunda-feira, 10/01, tratado com a psicóloga Neiva Pacheco e com o integrante Sebastião.
Tradicionalmente, todo mês a Tua Rádio Fátima abre espaço para que o Grupo dos Pampas de Alcoólicos Anônimos faça a reflexão de como auxiliar uma pessoas que tem problemas com o álcool.
Conforme a psicóloga Neiva, admitir a derrota para a bebida é admitir que a pessoa chegou no fundo do poço e que precisa de ajuda. Este é o ponto chave para iniciar o tratamento. Ela ressalta que é fundamental retirar todas as garrafas de álcool de casa, até mesmo temperos como o vinagre devem sair do dia a dia familiar para evitar que o dependente sinta o cheiro ou o gosto e tenha uma recaída.
Sebastião está há 32 anos sóbrio e afirma que o primeiro passo é o mais difícil, porém é somente aceitando que não há mais controle sobre o álcool que a mudança pode acontecer.
Em Vacaria, as reuniões ocorrem todas as terças e sextas-feiras, às 20h, no Centro Médico Municipal.
Comentários