Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Vacaria é o único município da região a assinar o aditivo no contrato que privatiza a Corsan

por João Pedro Minella

Justificativa do prefeito Amadeu Boeira é o recurso a curto prazo, mesmo que o município fique até 2062 empenhado com o contrato

Foto: Divulgação

Contrariando todos os outros municípios da Amucser, a administração de Vacaria irá assinar nesta quinta-feira, 16/12, o aditivo no contrato da Corsan, que visa a privatização da água pelos próximos 40 anos. A solenidade ocorrerá em Porto Alegre.

Conforme o prefeito Amadeu Boeira, a justificativa para esta decisão é o recurso de R$5 milhões que a cidade receberá a curto prazo e que deve ser investido em novas obras de asfalto e mobilidade urbana. Ele acrescenta que no novo contrato está previsto o tratamento de todo o esgoto local até 2033.

O prefeito Amadeu também acrescenta que Vacaria não abre mão do compromisso já assumido pela Corsan ou de quem vier a sucedê-la em cumprir o que determina a Legislação quanto a coleta e tratamento do esgoto gerado dentro da cidade. Outra preocupação é que caso o município não assinasse o aditivo, partir de março de 2002 teria que assumir toda a estrutura da Corsan em Vacaria.

Para o presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), prefeito de São José dos Ausentes, Ernesto Boeira, assinar o aditivo é o mesmo que assinar um cheque em branco. Segundo ele, amarrar o município até 2062 sem garantias de retorno e sem saber como ficará a tarifa é um péssimo negócio e quem pagará a conta é a população.

Os demais municípios da região também já se manifestaram contrários ao aditivo do contrato com a Corsan.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais