Aprovado projeto que regulamenta a produção do queijo artesanal serrano
O queijo artesanal serrano agora possui legislação própria que trata da sua produção e comercialização no Rio Grande do Sul
Uma tradição de mais de 200 anos nos Campos de Cima da Serra foi finalmente reconhecida pela Assembleia Legislativa. O queijo artesanal serrano agora possui legislação própria que trata da sua produção e comercialização no Rio Grande do Sul, aprovada pela Assembleia Legislativa por meio do projeto de lei 63/2016 do Deputado Estadual Vinicius Ribeiro - PDT.
Dentre os objetivos do projeto estão fortalecer e agregar mais valor ao produto, garantir a formalidade da produção e preservar a sua história, a cultura e a tradição do queijo artesanal serrano. O projeto prevê que o queijo deve ser produzido na origem do leite, com leite cru e recém ordenhado, preservando o modo tradicional e mantendo a qualidade do produto.
Segundo Vinicius a aprovação do projeto representa o coroamento de um trabalho de uma década do Emater em parceria com os sindicatos e produtores. “É uma segurança à produção e comercialização do produto, reconhece a história e a cultura deste processo centenário e também é um incentivo a permanência do jovem no campo, afinal estamos agregando valor a um produto na sua origem, auxiliando assim a economia local e a valorização dos produtores”, disse Vinicius.
Comentários