Grupo de Alcoólicos Anônimos abordam o Décimo Passo
Confira a matéria completa:
No Temática desta segunda-feira,14/10, os integrantes do grupo de Alcoólicos Anônimos e a psicóloga Neiva Pacheco abordam o Décimo Passo: Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós admitíamos prontamente.
A aproximação do Décimo Passo leva o alcoólico a começar a se submeter ao modo de viver de A.A., sempre e em qualquer situação. Faz-se necessária uma análise contínua de qualidades e defeitos, e o propósito de aprender e crescer por meio desta análise.
Além da ressaca devida ao excesso de bebida, existe também a ressaca emocional, que é “… fruto direto do acúmulo de emoções negativas ontem sofridas e, às vezes, hoje – o rancor, o medo, o ciúme e outras semelhantes”. Para viver com serenidade é preciso eliminar tais ressacas.
Embora iguais em princípio, os inventários diferem de acordo com a ocasião em que são feitos. Há o inventário “relâmpago”, que é feito nos momentos de confusão. Inventários diários são feitos para revisar os acontecimentos das últimas 24 horas. Existem ainda os inventários periódicos, feitos para avaliar o progresso de um determinado período
Comentários