Campanha faz alerta sobre a atenção no trânsito tanto de motoristas como pedestres
Baixar ÁudioMaio amarelo é desenvolvida no Brasil desde 2014
Foto: RD Fátima
Está em andamento a campanha de atenção no trânsito denominada de maio amarelo. A iniciativa visa diminuir o número de acidentes e é desenvolvida no Brasil desde 2014. A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. Precisamos voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que certo e o que não é: as crianças”. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido é a vida.
Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, aprovado pelo (Contran) Conselho Nacional de Trânsito. Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.
O chefe do Posto da PRF em Vacaria inspetor Rodrigo Aver Pizzolatto destaca que é preciso refletir o que cada um pode fazer dentro de sua esfera de atuação para diminuir o número de acidentes.
De acordo com levantamento da PRF nos primeiros quatro meses desse ano houve uma queda de 20% no número de acidentes nas rodovias federais da região em comparação com mesmo período do ano passado. Pizzolatto atribui essa queda a maior conscientizção do motorista e do pedestre também.
Esse ano, 56 pessoas ficaram feridas em acidentes e duas morrem no local da ocorrência. A PRF monitora as Brs 116 e 285 em um total de 270km. Nestes primeiros meses foram 3 mil imagens de radar que flagraram veículos acima da velocidade permitida. São 23 motoristas notificados por conduzirem os veículos sob efeito de bebidas alcoólicas.
Comentários