Bombeiros reforçam importância do cuidado com dispositivos de aquecimento durante o inverno
Baixar ÁudioA sobrecarga em redes elétricas decorrente da utilização descuidada de dispositivos de aquecimento em sido a causa de diversos acidentes na região
Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, o número de princípios de incêndio tende a sofrer aumento em decorrência do maior uso de aquecedores, estufas, chuveiros elétricos e outros equipamentos parecidos. Para tratar sobre o tema e orientar a população sobre os cuidados necessários, integrantes do Corpo de Bombeiros de Vacaria estiveram presentes no Programa Temática desta quinta-feira, 11/05.
Na oportunidade, o comandante do Corpo de Bombeiros de Vacaria, Sargento Luciano Mayer Rodrigues, reforça que o incêndio ocorre onde a prevenção falha, sendo os cuidados anteriores à utilização dos equipamentos de aquecimento tão importantes quanto os tomados durante o uso. Segundo ele, em 90% das residências atendidas com princípios de incêndio causados por sobrecarga elétrica, o trabalho do Corpo de Bombeiros consiste quase que totalmente na proteção das casas que ficam ao redor, ao passo que a velocidade de propagação e a intensidade do fogo são bastante grandes.
Durante a entrevista, o soldado Emersom Simioni, especialista na área, explica que, além da sobrecarga causada pela alta demanda de energia, a falta de uma manutenção adequada na fiação das residências também é extremamente prejudicial. Ele orienta que é necessário evitar muitos dispositivos ligados em uma mesma tomada e, ainda, devem ser procurados serviços de qualidade e confiança para trabalhos de manutenção na rede elétrica.
Ainda, o soldado Wagner Reis explica que os horários de pico no uso energia são em torno das 18h e 20h, quando aumenta a utilização dos chuveiros e aquecedores em toda a cidade. Segundo ele, vale ressaltar, também, a importância do cuidado relacionado à manutenção das lareiras e fogões a lenha que podem ocasionar problemas em função da grande utilização.
No que diz respeito a lareiras e fogões a lenha, é indispensável a limpeza dos resíduos e a cautela com relação às crianças que transitam ou brincam em torno destes dispositivos.
Comentários