Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Escolas de Vacaria são classificadas em concurso sobre prevenção à violência doméstica

Baixar Áudio por João Pedro Minella
Foto: Divulgação

Através da lei 15702, todas as escolas estaduais devem, a partir de agora, realizar atividades de prevenção à violência doméstica na última semana do mês de novembro. A medida institui a Semana Maria da Penha e visa debater o assunto com os alunos tendo em vista o crescimento no número de casos de agressão à mulheres em todo o estado, sendo que a expectativa é de que estas ações reflitam no aprendizado e comportamento dos alunos.

Imediatamente após a oficialização da lei, o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica do Rio Grande do Sul lançou um concurso para trabalhos realizados nas escolas que tenham o tema como fundamento. Algumas instituições de ensino de Vacaria encaminharam vídeos feitos pelos alunos mostrando estes trabalhos e foram classificadas. Este é o caso das escolas Dalva Zanotto de Lemos e Prof. José Fernandes de Oliveira. A escola Antônio Inácio Velho de São José dos Ausentes também participou e foi classificada.

A supervisora da escola Dalva Zanotto de Lemos, Bibiana Lima Fonseca, exalta os alunos e o Grêmio Estudantil pela conquista e ressalta a preocupação para com os altos índices de violência no município.

A vice-presidente do Grêmio Estudantil da escola Dalva, Isabela Longhi Soranzo, comenta o processo de criação do vídeo classificado e reafirma a importância de tratar o tema e estimular esta discussão entre os jovens.

É importante salientar que, em Vacaria, a delegacia de polícia registrou 817 ocorrências de violência doméstica e solicitou 287 medidas protetivas apenas entre os meses de janeiro e outubro deste ano. Já a Brigada Militar registrou 246 ocorrências de ameaça, 74 de lesão corporal e 9 estupros no mesmo período.

A coordenadora regional da Comissão Interna de Prevenção à Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), professora Cassiane Paganella, afirma que a lei tem o objetivo de agregar à lei Maria da Penha e garantir que ocorram de fato ações de prevenção dentro do ambiente escolar.

Somente nos primeiros nove meses do ano de 2021, 155 homens foram detidos pela lei Maria da penha.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais