Corpo de Bombeiros de Vacaria lança projeto de Primeiros Socorros "Minutos Dourados"
Baixar ÁudioO primeiro encontro será aberto a toda comunidade e ocorre dia 17/05 na Câmara de Vereadores
O Corpo de Bombeiros Militar de Vacaria, iniciou nesta quarta feira 10/05 com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto Minutos Dourados com o objetivo de levar o conhecimento de Primeiros Socorros às mães e pais que estão entrando no 7° mês de gestação. Um dos focos principais será o atendimento imediato às crianças engasgadas ou com outros problemas relacionados.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o comandante do Corpo de Bombeiros, Sargento Luciano Mayer, explica que a ideia é levar o conhecimento às famílias, sobretudo às mães. Num primeiro momento, toda a comunidade poderá se fazer presente na ação para, posteriormente, atuar como multiplicadores de conhecimento.
Na oportunidade, o soldado Wagner Reis, comenta que a média é de um atendimento por mês de crianças com obstrução nas vias aéreas e, segundo dados da Brigada Militar, os casos triplicaram em 2022. Segundo ele, a cada minuto que uma criança passa com as vias obstruídas, ela perde 10% da chance de recuperação. Vale ressaltar, também, que o primeiro atendimento, bem como a própria identificação do problema, são feitos diretamente pelos pais.
Ainda durante a entrevista, o soldado Emersom Simioni, explica que o evento deve ter uma duração aproximada de cerca de duas horas. Ele reforça o convite à comunidade e afirma que toda a parte que diz respeito aos primeiros socorros relacionados à crianças pequenas deve ser trabalhada em algum grau.
Para a coordenadora do departamento de atenção básica da Secretaria de Saúde, enfermeira Fernanda Scopel, a importância do projeto está na prevenção de piora nos quadros atendidos, ao passo que em 2022 nenhum dos registros terminou em óbito. Porém, nos anos anteriores eram relativamente frequentes as mortes decorrentes de engasgamentos ou outros casos semelhantes.
O primeiro encontro aberto a toda comunidade ocorre dia 17/05 das 19h às 21h na Câmara de Vereadores.
Comentários