Nova Carteira de Identidade Nacional pode ser emitida gratuitamente até 2032 no posto de Identificação Regional de Vacaria
Baixar ÁudioOs documentos feitos até dezembro de 2023 são válidos até 2032
Foto: Tua Rádio Fátima
Desde 2022 o Brasil conta com um decreto que estabelece a criação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para as pessoas físicas. A partir de agora, os antigos RGs devem ser atualizados para o novo formato que terá abrangência nacional e não mais estadual como antes. O prazo final para a emissão da documentação de forma gratuita é 2032. Em Vacaria, o documento já está sendo emitido conforme a determinação do governo federal.
Em entrevista concedida à Tua Rádio Fátima, a chefe do posto de Identificação Regional de Vacaria esclarece que diante do prazo de oito anos para a emissão da carteira, não há necessidade que toda a comunidade busque pelo serviço neste momento, evitando atraso nos atendimentos. A papiloscopista Suelen Oliveira explica que devem ser priorizados aqueles casos onde os documentos estão rasurados, sem possível identificação pela foto ou para quem não tem. As carteiras emitidas até dezembro de 2023 seguem sendo válidas até 2032.
Questionada sobre o que é necessário para emitir a nova CIN, Suelen destaca que as pessoas precisam levar a Certidão de Nascimento ou Casamento e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Vale reforçar que a nova carteira terá o número do CPF, não sendo mais possível que uma pessoas tenha diversos registros em estados diferentes. Além de atender Vacaria, posto de Identificação Regional compreende dez municípios. O atendimento exclusivo para Vacaria é por ordem de chegada de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h, no posto que está localizado junto à Central de Polícia, na rua Júlio de Castilhos. A emissão da primeira via da CIM é gratuita e pode ser emitida até 2032.
Comentários