Empresas locais podem destinar parte do IR para projetos culturais
Baixar ÁudioDescontos variam de 30% a 40%
Foto: Tua Rádio
Está em andamento em Vacaria o projeto Cultivando as Raízes da Diversidade Cultural. A iniciativa consiste na realização de diversas oficinas aos alunos que frequentam os dois núcleos da Associação de Amparo a Meninos e Meninas Assistidos Santa Cecília (AMMA). Uma equipe multiprofissional está realizando aulas de teclado, violão, danças tradicionais gaúchas, balett, jazz, danças urbanas, pintura e desenho. Diariamente os alunos têm uma hora de atividade, por turno, até julho de 2025. Este é um projeto financiado por empresas locais através da Lei de Incentivo à Cultura- lei Rouanet.
A produtora cultural Juliana Tonini explica que qualquer pessoa física ou jurídica que se enquadre na modalidade Lucro Real poderá participar, e assim terá descontos no imposto de renda. Juliana acrescenta que não é necessário contrapartida por parte de quem patrocina.
“Pessoa física pode destinar até 6% de seu imposto de renda e obter 40% de desconto no IR do ano seguinte. As jurídicas de lucro real pagam percentual de 15%, destes podem ser destinados 4% para projetos culturais, 2% esporte, 1% fundo da criança e adolescente, 1% fundo do idoso, 1% Pronas, 1% Pronon e 1% Prouni. No ano seguinte terão 30% de desconto no IR se for patrocínio e 40% se for para fundos”.
O projeto Cultivando as Raízes da Diversidade Cultural conta com o patrocínio da Vinícola Campestre, Resfriar, Brehm Logística e Unimed Alto da Serra.
Comentários