Promotor de Justiça reforça preocupação do MP com a evasão escolar em Vacaria
Baixar ÁudioPelo menos 600 crianças estão fora das salas de aula atualmente no município
O Ministério Público de Vacaria tem pautado constantemente a questão da evasão escolar na região. Na última semana foi realizado encontro na Câmara de Vereadores com a rede pública de ensino junto a agentes de saúde, Primeira Infância Melhor e outros órgãos relacionados, sendo que já estão sendo estudadas novas alternativas para fazer com que as crianças e adolescentes que estão fora das salas de aula retornem. Um dos métodos que deve ser implementado em breve é o corte do Bolsa Família para quem não atender os chamados do MP, ao passo que 80% dos faltantes são contemplados pelo programa.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o promotor de Justiça, Luis Augusto Gonçalves Costa, reforça que a ausência dos jovens no ambiente escolar decorre em consequência futuras para toda a comunidade devido ao fato de que uma má formação inicial acarreta em dificuldades para conseguir uma ocupação ou uma melhor formação acadêmica. Ainda na oportunidade, o promotor corrobora a importância dos trabalhos com foco no tema para mudar a mentalidade tanto dos jovens que não vão às aulas, quanto das famílias que muitas das vezes não incentivam o comparecimento. As ações devem ter foco, principalmente, nas crianças com idade entre cinco e nove anos.
Em Vacaria, pelo menos 600 crianças estão em situação de evasão escolar, sendo que o índice coloca a cidade na 10ª pior colocação do Estado neste quesito.
Comentários