Presidente da Amucser afirma ser contra o projeto de municipalização do ensino fundamental proposto pelo Governo do Estado
Baixar ÁudioProposta do governo estadual é processo aconteça até 2028 para os anos iniciais
Foto: Tua Rádio Fátima
Nesta semana os prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser) debaterem, em Vacaria, sobre o projeto do governo do Estado sobre a municipalização do ensino fundamental. A proposta é que, em todo o Rio Grande do Sul, até 2028 o processo aconteça para os anos iniciais e depois siga até todas as séries se tornarem de responsabilidade dos municípios. A ideia é que o Estado seja responsável somente pelo ensino médio, mas esta proposta não tem agradado as lideranças em quase todo o território gaúcho.
Nos campos de cima da serra não é diferente. A presidente da Amucser e prefeita de Muitos Capões, Rita de Cássia Pereira concedeu entrevista à Tua Rádio Fátima e destacou que é totalmente contra a municipalização, visto que isso acarretaria aos municípios mais gastos que são de responsabilidade do Governo Estadual. Ela reforça que isso geraria, inclusive, desgastes para os próprios alunos além dos servidores estaduais.
De acordo com a secretária estadual, Raquel Teixeira, os municípios que aceitam assumir o ensino fundamental receberão os professores daquela escola. Eles continuarão sendo pagos pelo Estado. Mas caso o servidores não aceitem, eles serão transferidos para outras escolas estaduais.
Comentários