Vacaria está entre os municípios que irão contestar os números do Censo 2022 divulgados pelo IBGE
Prefeito Amadeu afirma que já conversou com o jurídico para saber como a administração irá proceder
Centenas de municípios no país já se mobilizam para contestar os números do Censo 2022 divulgados pelo IBGE. A quantidade de moradores impacta diretamente nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), receita importante para a grande maioria das cidades brasileiras.
Conforme os dados divulgados, Vacaria tinha 61.342 moradores em 2010 e passou para 64.187 em 2022. Fato que difere da realidade segundo o prefeito Amadeu Boeira. Em entrevista à Tua Rádio Fátima na manhã desta terça-feira, 04/07, o chefe do executivo afirmou que o jurídico já está se organizando para contestar os dados. Ele acredita que a cidade tenha crescido nos últimos anos. Aumento na arrecadação, novos bairros e novos prédios são alguns dos argumentos. O prefeito também comenta que muitas pessoas informaram que não responderam o questionário.
A coordenadora de área do Censo Demográfico 2022 do IBGE, Cláudia da Luz, afirma que apesar de Vacaria não atingir a estimativa, houve um acréscimo na população. Com isso, ela comenta que a cidade não perderá recursos do FPM. Nos Campos de Cima da Serra, o município que teve o aumento mais expressivo foi São José dos Ausentes que, passou de 3.290 moradores para 4.172. Cláudia também comentou que a comprovação dos dados e das rotas que os recenseadores fizeram pode ser feita em função da tecnologia utilizada. Mas em contrapartida ela admite que a falta de recursos, a polarização política, pandemia e o adiamento de dois anos são argumentos importantes a serem levados em conta.
A Confederação Nacional de Municípios estima que 770 cidades receberão menos recursos federais devido aos indicadores reduzidos do Censo 2022.
Comentários