Pastoral da Criança atende crianças em situação de vulnerabilidade através de ações voluntárias
Confira a matéria completa:
A Pastoral da Criança é um organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que reúne voluntários das comunidades para fazer orientações e o acompanhamento de famílias com ações de saúde, educação, nutrição e cidadania. Baseada por um tripé formado por visitas domiciliares, celebração da vida e reuniões de reflexão e avaliação, a Pastoral da Criança foi criada há 40 anos com a missão de promover o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade social, desde a gestação até que completem seis anos de idade.
Na Diocese de Vacaria, o serviço voluntário da Pastoral da Criança está sendo ampliado, chegando a atender direta ou indiretamente cerca de cem crianças. A ação é feita através da agentes voluntários em bairros pertencentes as três paróquias de Vacaria.
Na Paróquia da Catedral voluntários fazem o trabalho nas comunidades dos bairros Imperial/Franciosi, Nossa Senhora da Oliveira/Porcínio e Monte Claro. Conforme a coordenadora paroquial da Pastoral da Criança, Andreia Guerreiro Maciel o número de crianças atendidas pode ser ampliado, mas para isso há necessidade de agentes voluntários nas comunidades. Ela destaca que todo o serviço é registrado através de um aplicativo.
Nos bairros Nossa Senhora da Oliveira e Porcínio duas líderes fazem o trabalho. Uma delas é a agente voluntária Maria Aparecida da Costa. Ela destaca que além das visitas mensais para as famílias atendidas, é realizada a celebração da vida, onde todas as crianças e as mães se reúnem para uma ação especial. A voluntária reforça que a comunidade pode ajudar nesta atividade.
Pessoas voluntárias que desejam auxiliar à Pastoral da Criança podem contatar as secretarias das três paróquias de Vacaria. Ainda podem entrar em contato com a Andreia através do telefone 9.9925-2625 ou com a Maria Aparecida pelo telefone 9.8400-9047.
Comentários