Escola de Futebol Diprima completa 20 anos de atividades em Vacaria
A trajetória teve início em 01 de setembro de 2004
Foto: Divulgação
No domingo, 01/09, a Escola de Futebol Diprima completou 20 anos de atividades em Vacaria. Fundada em 2004 pelo então recém-formado professor de Educação Física Marcos Henrique Alves, o empreendimento passou por algumas fases nestas duas décadas. As primeiras aulas foram realizadas no ginásio de grama sintética do bairro Jardim América. A escola em seguida firmou parcerias como com a União Operária. Houve um período que as equipes treinaram e sediaram jogos de competições no campo do Cristal. Após serem encerradas estas primeiras parcerias, o foco se transferiu para o futebol sete através de um modelo desenvolvido pelos clubes europeus pelo menos até a categoria sub13. Em 2019, Marcos Henrique e mais três atletas participaram de uma clínica no Barcelona, na Espanha, e conheceram os métodos de trabalho que lá estavam sendo aplicados.
As atividades passaram a ser realizadas no Ginásio Vêneto, enquanto a estrutura própria era planejada e depois construída, o que aconteceu em abril deste ano. O professor Marcos Henrique agregou ao trabalho os professores Diogo Lisboa da Costa e Kaue Detogni Branco, além de outros que neste período de 20 anos colaboram com seu trabalho. Com as atenções voltadas para o futebol sete, modelo esse que contempla os critérios técnicos- táticos e físicos aplicados pela escola no desenvolvimento da formação das equipes que visa aprimorar o aprendizado individual e em grupo, a Diprima começou a participar da Copa Sortica. Esta é uma competição estadual que reúne escolinhas de diversas regiões, especialmente a grande Porto Alegre. A cada temporada se aperfeiçoa o método com muito planejamento, organização, avaliação e controle, explica o professor. As categorias variam na faixa etária de quatro a 15 anos de idade.
Marcos Henrique Alves salienta que para alcançar uma trajetória vitoriosa de 20 anos é fundamental dedicação diária ao empreendimento, foco e fazer as coisas com amor. Centenas de alunos passaram pela Diprima nesses anos, se tornando cidadãos e levando consigo valores que aprenderam ou fortaleceram na escola, outros se tornaram atletas profissionais. Em abril deste ano os treinos passaram a ser realizados no Centro de Treinamento Diprima localizado na rua Albino Chissini no bairro Parque de Rodeios. O novo ginásio foi projetado para atender as demandas da escola, e ao mesmo tempo oferecer espaço para aniversários e horários noturnos para locação da quadra de grama sintética. O terreno foi uma doação da Prefeitura de Vacaria através de projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores e a construção do pavilhão foi através de investimentos próprios da escola.
Neste ano, além da Copa F7, Superliga (competições regionais) e Copa Sortica (estadual), a Diprima irá disputar em novembro Brasileiro de Escolas em Florianópolis com as equipes 11 e 13.A competição é organizada pela Federação Catarinense de Futebol Sete. Nesta trajetória algumas conquistas da Escola de Futebol Diprima se destacam como o título de vice campeão estadual sub 09, sub 13 e sub15 da Copa Sortica (2019); campeão da Copa Internacional de Vacaria sub14 e sub15 (2010); campeão da Copa Internacional de Vacaria sub 14 (2012); vice-campeão da Copa Adidas em Teutônia sub 14 (2010); campeão Regional Serrano sub 15 e sub 14 (2013); campeão estadual da Copa Sortica Futebol Sete sub 09 (2017).
Comentários