A Origem
Baixar ÁudioDom Osório Bebber conta como tudo começou
Se quiser conhecer a história da Paróquia, pergunte a Dom Osório! Esta foi a frase que ouvi da maioria das pessoas as quais contatei no tempo de produção destas reportagens e obviamente, esta precisava ser a primeira. Os Frei Capuchinhos foram os responsáveis pela construção da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, de administraram as atividades da paróquia central por algum tempo.
Passado alguns anos, com o crescimento da cidade houve a necessidade de criação de uma nova paróquia. A iniciativa buscava também a expansão territorial da cidade. Dom Osório Bebber participou da compra do terreno, classificado como “nada agradável”. Tratava-se de um banhado, inclusive com peixes.
A primeira igreja foi provisória, num salão de madeira, desmanchado para dar espaço ao novo prédio, que está em construção. Alguns anos após foi construída a atual igreja, que em 2020 completará 50 anos. Por ocasião da inauguração, a estrutura, em forma de um barco recebeu um terço missionário, que era visto de longe pela comunidade.
Questionado sobre os fatos marcantes dos 60 anos, Dom Osório destaca a igreja, a Rádio e a equipe de missionários como o tripé de evangelização. Menciona a felicidade de ter feito parte do grupo de missionários e que criou estas três estruturas.
Dom Osório atuou como missionário e aos 90 anos segue em atividade, celebrando missas. “A estrutura do mundo não é estável. As mudanças mais radicais são na mentalidade humana. As novas gerações tem outra forma de ver os valores da vida, bem como a expressão religiosa. Quem se apega a novas formas pode se perder muito.” - revela. Para ele a maior mudança nestes 60 anos se refere a nova forma de revelar e viver os valores humanos.
Comentários