Devon e Bravon: Associação de criadores divulga programação para a 47ª Expointer
Julgamentos dos 58 animais inscritos ocorrem dias 28 e 29 de agosto
Foto: Divulgação
Uma das mais antigas raças participantes das feiras agropecuárias do Rio Grande do Sul, a raça Devon marca presença na 47ª Expointer com 35 animais de argola e 11 rústicos. Já o Bravon, sintético do Devon, está de volta a Esteio, representado por 12 exemplares rústicos. As últimas participações da raça Bravon de argola haviam acontecido em 2022 e de rústicos, em 2009. A Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) organizou uma diversificada programação técnica e social para os nove dias do evento, que acontece de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).
A vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) Simone Bianchini, afirma que tanto Devon quanto Bravon estarão muito bem representados. “As cabanhas participantes trabalham com genética superior e o que veremos em pista são animais de elite, que estão sendo preparados há um bom tempo. A Expointer é o grande momento da pecuária gaúcha e nacional, e este ano terá um significado ainda mais especial, depois de tudo o que aconteceu nas enchentes de maio e que ainda tem consequências no campo.”
A programação da ABCDB inicia com os exames de admissão no sábado, primeiro dia de feira. O julgamento dos exemplares de argola será na quarta-feira, 28 de agosto, com as fêmeas desfilando pela manhã e os machos à tarde, na pista 5. A premiação ocorre no estande da ABCDB, com desfile do Grandes Campeões que vai movimentar o Boulevard. Após, às 20h, apresentação musical do trio de violões latino americano Sonora Madeira, com participação especial da cantora Adalgisa Zambrano
Os rústicos entram em pista na quinta-feira, 29 de agosto, às 9h, após os exames de admissão. O jurado para argolas e rústicos será Eduardo Duval, criador com 46 anos de experiência na criação de Devon na Estância Ginkgo, de Dom Pedrito (RS). Engenheiro Agrônomo e especialista na avaliação de bovinos, foi diretor de provas zootécnicas da ABCDB e coordenou Testes de Ganho de Peso realizados em parceria com a Fepagro. Também foi jurado em exposições de Pelotas, Camaquã, Encruzilhada do Sul, Canguçu e Herval. “Fiquei muito honrado com o convite. A Expointer é uma referência entre os criadores, pois o que sempre vemos em pista são animais adultos, mostrando o alto nível que alcançaram, e jovens que nos levam a imaginar o avanço que vão atingir”, ressalta o criador.
A programação inclui também a participação na Vitrine da Carne, na terça-feira (27/8), às 16h, momento em que o púbico tem a oportunidade de acompanhar, ao vivo, o preparo de cortes selecionados Devon e degustar o prato pronto. A ABCDB participa do evento desde a primeira edição, em 2009.
Logo após, às 17h, acontece mais um Chá das 5, evento que reúne mulheres criadoras para um agradável bate-papo, no estande da Associação. O encontro já se tornou tradição, visto que a Expointer possibilita o reencontro de famílias pecuaristas de Devon e Bravon.
No final da tarde, às 18:30, será inaugurada uma galeria de fotos de ex-presidentes da Associação, que tanto contribuíram para o desenvolvimento das duas raças.
Na quinta-feira, dia 29, uma assembleia geral de associados vai eleger a nova diretoria da ABCDB para o biênio 2025/2026. Será a partir das 14h, no estande. A atual diretoria executiva é presidida pela produtora rural e criadora de Devon Elizabeth Cirne Lima, também subsecretária do Parque Assis Brasil.
Este ano estão expondo na Expointer, as seguintes propriedades da região: Fazenda Tupi (Nova Prata), Fazenda Santo Antônio (Ibiraiaras), São Valentin Agropecuária (Lagoa Vermelha), Cabanha Santa Lucia (André da Rocha), Fazenda Santa Inês (São Francisco de Paula).
Comentários