Ano letivo do IFRS em Vacaria pode ser comprometido após corte orçamentário do governo federal
Orçamento teve redução de 20% comparado a 2016
Foto: Arquivo/RD Fátima
Devido a crise financeira do país, o governo federal promoveu um corte orçamentário que afeta instituições como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Comparado a 2016, neste ano, foi feito um corte de 20% dos recursos, sendo que em 2016 também foi realizado um corte de 50% referente a 2015.
Conforme o diretor do IFRS em Vacaria, Gilberto Pucci, o maior problema no momento é para o pagamento de empresas que prestam serviços terceirizados no campus. Ele destaca que está negociando com estas empresas e que a verba disponível atualmente supre as necessidades até outubro.
Gilberto Pucci observa que estas medidas do governo federal poderão interferir nas aulas a partir de outubro, comprometendo o ano letivo dos estudantes.
O orçamento disponível em 2015 era de 1 milhão e 600 mil reais, em 2016, R$1 milhão e, neste ano, o orçamento disponível para o campus é de R$800 mil reais, porém a portaria estabelecida não permite que o dinheiro seja investido em manutenção predial, nos serviços de vigilância, limpeza e nos gastos de água e luz.
Comentários