Estudantes de Vacaria participam da Mostratec em Novo Hamburgo
Projetos selecionados são das escolas Bernardina Padilha e Juventina
Foto: Divulgação
A escola municipal de Ensino Fundamental Juventina Morena de Oliveira tem incentivado a participação de alunos e professores em eventos de ciência e tecnologia. Conforme a direção o objetivo é mostrar experiências que motivem a continuidade dos estudos e vislumbrem novos horizontes. Neste sentido, alunos da escola participaram do Salão do Conhecimento do IFRS, com a apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Pela primeira vez na história de Vacaria, uma escola de Ensino Fundamental teve projeto selecionado para participar da 39ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) em Novo Hamburgo, de 21 a 25 de outubro. Neste ano participam 12 países e 29 estados.
O trabalho que está sendo apresentado é “ O protagonismo estudantil por meio da Feira de Ciências:possibilidades de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental”.Representam a escolas as alunas Beatriz Borges Santos (9°ano) e Thayla Kyara de Araújo Carli, sob a orientação das professoras Andreza Della Giustina Nery Tallamini e Carolina Moretti Berto.
A escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha também está participando da Mostratec com o trabalho Produção de tarugos plásticos de garrafas pets recicláveis. Este projeto tem como objetivo transformar garrafas pet em tarugos de plástico para uso nos tornos do curso técnico em Eletromecânica. A ideia é substituir os tarugos de metal, por uma opção mais sustentável e econômica. O projeto inclui a construção de uma máquina para triturar o pet, um forno para derretê-lo, e moldes para formar os tarugos. Além de ensinar habilidades técnicas, o projeto promove a conscientização ambiental e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Este modelo pode ser replicado em outras escolas, mostrando como a educação técnica pode apoiar a sustentabilidade. Representam a escola os alunos Antony da Costa Alexandre e o professor Edson Luís Fabro Gasperin. O aluno Arthur Bernardo Kuse Panassol também faz parte da pesquisa.
Comentários