Processo de ingresso de estudantes do IFRS será realizado por sorteio e nota do Enem
Atividades deverão ser retomadas de forma híbrida no próximo semestre
As atividades pedagógicas não presenciais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Vacaria ocorrerão até 12 de fevereiro. Depois desta data, haverá um breve recesso para os professores. Neste período os alunos terão a possibilidade de adiantar disciplinas não presenciais dentro de cada curso.
Já o retorno das aulas para o próximo semestre ainda está sendo estudado. A retomada, que deve ocorrer de forma híbrida, não tem data marcada até o momento. Professor doutor Rodrigo Barbosa Pinto, que atua desde 2018 no campus local foi o convidado do programa Temática desta sexta-feira, 22/01. Entre outros assuntos, ele comentou sobre a segunda etapa do Enem que será realizada neste domingo em todo o país e, também a respeito da estrutura do IFRS em Vacaria e demais assuntos pertinentes ao momento.
O processo seletivo para o ingresso de estudantes no Instituto Federal será realizado por sorteio e nota do enem, confira:
- Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio;
- Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), podendo os candidatos utilizarem os resultados obtidos no Enem nos últimos cinco anos;
- Para os cursos superiores, será utilizada exclusivamente a nota do Enem, sendo aceitas pontuações obtidas nos últimos cinco anos.
Outra mudança diz respeito à reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, que agora passa a ser de 80%, em todos os cursos regulares de ensino médio e graduação.
Uma nova avaliação sobre as condições de retomada do calendário e sobre o ingresso de novas turmas está prevista para ocorrer na reunião do Conselho Superior agendada para o mês de fevereiro.
Comentários