Secretários de educação da região demonstram preocupação com o encerramento do Fundeb
Fundo deverá ser extinto em dezembro de 2020
Os secretários de educação dos municípios que compõem a Amucser estiveram reunidos nesta quarta-feira, 20/03, para mais uma reunião ordinária. Os assuntos que foram pautados na reunião da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) foram abordados durante o encontro que aconteceu em Vacaria, dentre eles o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Criado em 2007, o Fundeb deverá ser extinto em dezembro de 2020, deixando de repassar para os governos municipais e estaduais recursos para pagamento da folha de professores e manutenção da educação básica.
A coordenadora regional do conselho de secretários comenta sobre a situação. Para Laira Borges Dutra que responde pela pasta da educação em Monte Alegre dos Campos, existe a necessidade rever a manutenção do Fundeb e para que ele passe a ser permanente a partir de 2021.
Segundo dados do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, em 2017 o Fundeb movimentou cerca de R$145,3 bilhões no país.
Comentários