Dia do professor: uma profissão de amor e de muitos desafios
Baixar ÁudioCategoria se queixa da desvalorização salarial nos últimos anos
Uma profissão em que a maior virtude é o amor pelo que faz. Assim os professores conceituam a atividade que desenvolvem diariamente ao transferir comhecimento a seus alunos. Neste dia 15 de outubro no programa Temática quatro convidados expuseram um pouco do que pensam sobre a atual situação da categoria. A presidente do núcleo do Cpers Sindicato defendeu a luta em busca da manutenção dos direitos e a valorização dos professores. Joara Dutra Vieira afirmou que existem sérios riscos caso questões como o plano de carreira do magistério seja alterado pelo governo sem que a categoria seja ouvida.
O professor Osmar Mussatto atua há 36 anos na área da educação. Professor no curso de Eletromecânica da escola Bernardina Padilha ele destaca que tem um amor muito grande pela profissão.
O curso Normal do Instituto Irmão Getúlio completa 25 anos de atividades em 2019. A coordenadora do curso professora Dulce Pereira Carneiro Barp destaca que atualmente são 128 alunos matriculados. O foco é a formação integral dos futuros professores que poderão atuar tanto na educação infantil como até o quinto ano do Ensino Fundamental. São três anos de curso e seis meses de estágio. Uma das estudantes do curso é Ana Luisa Martins Fernandes. Ela está no terceiro ano e escolheu ser professora por influência da avó e da mãe. Ana diz estar ciente e se preparando para os desafios que a profissão impõe.
Comentários