Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Especialista defende que evasão escolar está associada a vários fatores

por Aldoir Santos

Para ele é necessário tentar pelo menos a responder a um questionamento de que quem somos?

Adams esteve no Temática desta segunda-feira
Foto: RD Fátima

Dados do Conselho Tutelar revelam que cresce o número de alunos infrequentes nas escolas de Vacaria. Esse ano o número de fichas de comunicação já chega a 990 contra 776 em todo o período de 2016. Mas quais seriam os motivos que levam tantos estudantes a deixarem de comparecer as aulas. O doutor em educação e professor do campus do IFRS de Vacaria Adair Adams entende que são vários os fatores mas que alguns são mais claros e precisam de maior atenção. Cita que o modelo de sociedade que temos influencia diretamente nos comportamentos dentro da escola.

Para ele é necessário tentar pelo menos a responder a um questionamento de que quem somos? Depois entender que temos muita informação e pouca sabedoria. A era das facilidades e da velocidade dispersa a atenção e portanto dificulta a aprendizagem. Adair Adams destaca que mesmo com esse cenário a escola segue fazendo sua parte mesmo que pareça estar um pouco desconectada da realidade.

Adams resume que os modelos de sociedade e de escolas são antagônicos e isso tem gerado conflito nos estudantes. Acrescenta ainda que o fator econômico é outro ítem de conflito.

O Ministério Público possui de forma informatizado todas as FICAIS da evasão escolar e os motivos que levaram os estudantes deixarem a escola. Uma pesquisadora aposentada está fazendo um trabalho para identificar as principais causas e dar as soluções. Segundo o promotor Luís Augusto Gonçalves Costa no próximo ano, em fevereiro, a ideia é desenvolver o projeto Nenhum Peixe Fora D’água com a participação de assistente social, psicólogo, pedagogo entre outros profissionais. Será um projeto piloto pois os recursos de multas financiarão a execução das ações somente por um ano, mas a ideia é apresentar resultados efetivos para o poder público municipal aderir a proposta, afirma o promotor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais