Baixo desempenho de estudantes no Saers preocupa educadores na região
Baixar ÁudioMais de 90% dos alunos do primeiro ano do ensino médio não desenvolveram as habilidades mínimas em português e matemática
Mais de 30 diretores das escolas estaduais da região estiveram reunidos na Coordenadoria de Educação, para encaminhar demandas do ano letivo. Um dos principais assuntos foi o resultado do Sistema de Avaliação do Rio Grande do Sul (Saers), realizada em 2018, para alunos de 6º e 3º ano do ensino fundamental e ainda 1º ano do ensino médio, nas disciplinas de português e matemática.
Os dados da avaliação de desempenho dos estudantes na região são preocupantes. O levantamento revela que no 3º ano do ensino fundamental, mais de 40% dos alunos não atingiram os níveis de alfabetização. Já no ensino médio mais de 90% não desenvolveram as habilidades mínimas em português e matemática.
Para a coordenadora interina de educação, Eloísa Bueno Nery os índices de reprovação dos estudantes são alarmantes nos Campos de Cima da Serra. Para ela, uma das causas do péssimo desempenho educacional está no remanejamento de professores, ou seja, os educadores atuando em áreas para as quais não são habilitadas.
Desde o inicio deste ano a 23ª CRE vem trabalhando na reestruturação do quadro de colaboradores. Nos últimos dias foram rescindidos 33 contratos temporários e professores remanejados para a sua área de atuação.
Neste encontro já foram definidas metas e ações que deverão ser desenvolvidas em cada instituição de ensino, a fim de melhorar rapidamente os índices de desempenho dos estudantes.
Comentários