INSS alerta sobre golpes ligados a empréstimos consignados
Baixar ÁudioApós um longo período de interrupção em decorrência da pandemia, o INSS retornou com os atendimentos presenciais em Vacaria mediante agendamento prévio no primeiro semestre deste ano. A chefe da agência do município, Rosaura Silveira Vieira, explica que o processo de agendamento pode ser feito através do meu.inss.gov.br, no telefone 135 que retornou ao funcionamento e, ainda, diretamente na portaria do local situado no centro de Vacaria. Segundo ela, o agendamento auxilia sobretudo para que o instituto contabilize a média de atendimentos e, com isso, consiga mensurar a demanda de novos funcionários para os próximos concursos. A chefe informa que a agência atende cerca de 120 pessoas por dia com dois funcionários.
Rosaura salienta, ainda, que a maior parcela dos atendimentos realizados pelo INSS dizem respeito aos consignados. Ela fala com preocupação da quantidade de golpes aplicados utilizando o nome da entidade e ressalta que o INSS não é uma instituição financeira, mas sim um instituto de previdência, portanto não empresta dinheiro às pessoas. Na oportunidade, a chefe explica a importância de tomar cuidado com os documentos assinados e fotos de documentos enviados por meios digitais. Em casos onde há algum depósito referente a um empréstimo que não foi acordado, a recomendação é a realização de um boletim de ocorrência e, ainda, o encaminhamento deste até a agência do INSS.
Em relação aos atendimentos, a servidora Ana Paula Peruchin de Souza explica que é papel do agendamento manter a organização na prestação dos serviços. Segundo ela, a maioria dos procedimentos podem ser encaminhados diretamente pelo aplicativo do Meu INSS ou resolvidos pelo telefone 135. Porém, caso não seja possível dessa forma, é encaminhado o agendamento.
O INSS em Vacaria atende das 8h às 14h em frente à Praça Daltro Filho no centro da cidade.
Comentários