Lucro líquido do Banrisul cresce 29,8% no primeiro trimestre do ano
No primeiro trimestre de 2023, 83% do total das operações foram realizadas pelos canais disponíveis
O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 213 milhões no primeiro trimestre de 2023, 29,8% superior em relação ao resultado do mesmo período de 2022. O resultado reflete, principalmente, o crescimento na margem financeira, o incremento na carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias.
CRÉDITO
A carteira de crédito do Banrisul registrou, em março de 2023, o valor de R$ 50,1 bilhões, que representa aumento de 18,2% em doze meses ou R$ 7,7 bilhões na comparação com março de 2022. Os destaques no crescimento da carteira foram o agronegócio, crédito comercial para pessoa física, comércio exterior e financiamento imobiliário.
O crédito comercial pessoa física alcançou R$ 25,7 bilhões ao final de março de 2023, dos quais 78,1% são operações de crédito consignado. Já as operações de crédito comercial pessoa jurídica totalizaram R$ 8,8 bilhões ao final do primeiro trimestre de 2023, dos quais 78,2% são operações de capital de giro e, dessas, 50,4% contavam com a garantia de fundos garantidores.
AGRONEGÓCIO
Em março de 2023, a carteira de crédito rural atingiu R$ 8,5 bilhões, crescimento de 69,0% em doze meses. Em relação ao Plano Safra 2022/2023, 88,3% do total dos recursos disponibilizados, de R$ 7,0 bilhões, já foram contratados até o final de março de 2023.
O resultado demonstra que o agronegócio é uma das prioridades do Banrisul, que vem se consolidando como uma das principais instituições financeiras que apoiam a atividade no Rio Grande do Sul. O Banco mantém o foco no crescimento da carteira com os pequenos e médios produtores por meio das linhas de crédito com recursos próprios, captações no Sistema Financeiro, repasses de linhas do BNDES e recursos equalizados pela Secretaria do Tesouro Nacional.
CARTÕES DE CRÉDITO
No final de março de 2023, o Banrisul contava com uma base de 1,3 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa. No primeiro trimestre do ano, foram realizadas 24,6 milhões de transações, o que possibilitou a movimentação financeira de R$ 2,4 bilhões, respectivamente 12,4% e 18,8% superiores ao mesmo período de 2022. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e com cartões BNDES somaram R$ 149,8 milhões no primeiro trimestre de 2023.
BANRISUL PAGAMENTOS
A Vero, rede de adquirência da Banrisul Pagamentos, contava com 132,7 mil estabelecimentos credenciados ativos no final do primeiro trimestre de 2023. No mesmo período, foram realizadas 120,5 milhões de transações. Em volume financeiro, o valor transacionado totalizou R$ 11,0 bilhões, aumento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2022. O lucro líquido da Banrisul Pagamentos no período foi de R$ 101,7 milhões, crescimento de 19,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
BANRISUL SEGURIDADE
No primeiro trimestre de 2023, também foi destaque a Banrisul Seguridade, com R$ 41,2 milhões de lucro líquido, alta de 24,9% em relação a igual período de 2022, devido ao incremento na comercialização de produtos.
A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização alcançou R$ 1,0 bilhão no primeiro trimestre do ano, crescimento de 68,9% em relação ao mesmo período de 2022. As receitas totais alcançaram R$ 90,0 milhões, 22,9% superior ao primeiro trimestre de 2022.
CANAIS DIGITAIS E INOVAÇÃO
No primeiro trimestre de 2023, 83,0% do total das operações, incluindo Pix, realizadas pelos canais disponíveis (digitais, ATMs, correspondentes, caixas e Banrifone), ocorreram por canais digitais.
Os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office App -- acessados por meio do aplicativo Banrisul), registraram, no primeiro trimestre de 2023, 141,6 milhões de acessos, 11,9% a mais que no mesmo período de 2022, uma média de 1,57 milhão de acessos diários. O total de operações feitas por meio desses canais cresceu 13,7% no período, onde a quantidade de transações financeiras foi 25,3% superior e o volume transacionado 10,1% maior, na comparação com o primeiro trimestre de 2022.
SUSTENTABILIDADE
O tema Sustentabilidade é um dos pilares estratégicos do Banrisul, com iniciativas e ações que tem norteado cada vez mais as decisões estratégicas e comerciais, aprimorando o portfólio de produtos e serviços alinhados ao desenvolvimento sustentável englobando aspectos como inclusão, educação financeira e inovação.
O Projeto Energia Renovável contempla a migração do consumo de energia para fontes 100% renováveis. Até o final de março de 2023, já migraram 30 agências e o Data Center, na primeira etapa, por meio do Mercado Livre de energia.
No primeiro trimestre, foi lançado o Edital de Inovação Banrisul - Negócios de Impacto, no South Summit Brazil, em Porto Alegre (RS), para selecionar empresas com enfoque em impacto socioambiental positivo. A iniciativa faz parte da estratégia de viabilizar acesso ao crédito por meio da Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, como estímulo à tecnologia e inovação. No mesmo evento, que aconteceu em março, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, palestrou sobre o tema Hidrogênio Verde, de relevância econômica, social e ambiental, destacando que o Banrisul vai acompanhar novos projetos e potenciais investimentos neste assunto, permitindo acesso a linhas de crédito que fomentem a descarbonização.
Comentários