Chama crioula: Vacarianos a cavalo retornam aos campos de cima da serra com o símbolo dos festejos farroupilhas
Baixar ÁudioAo todo foram 452 quilômetros entre Cristal e Vacaria
Os integrantes do Instituto de Cavalgadas Vacarianos a Cavalo retornaram aos campos de cima da serra com a centelha da chama crioula. A recepção dos cavaleiros aconteceu no início da tarde detse domingo, 27/08, na chácara Recanto do Sossego, propriedade de Julio Kuzer, em Vacaria. Os dez integrantes trouxeram do município de Cristal, no centro-sul do Estado, o fogo símbolo dos festejos farroupilhas.
De acordo com Luis Schons foram 452 km percorridos desde Cristal até Vacaria. Em entrevista exclusiva à Tua Rádio Fátima neste domingo o empresário destacou a alegria em poder retornar às cavalgadas após quatro anos afastado. Emocionado ele nos contou um pouco de como foi a viagem que iniciou no dia 17 de agosto quando eles foram em busca da centelha.
Em Vacaria, os cavaleiros foram recepcionados por amigos, pelos familiares deles e também por autoridades. Após a recepção uma homenagem foi prestada ao integrante do instituto, Aldemir Gai e homenagem póstuma à Luis Roberto Rosseto Pinheiro. No período da tarde a chama chegou à praça Daltro Filho, onde os cavaleiros foram recebidos pela comunidade com uma salva de palmas. Em seguida aconteceu um gaitaço com a participação de artistas locais.
A secretária de cultura e turismo de Vacaria concedeu entrevista à nossa reportagem. Simone Gobetti Boeira enalteceu a ação dos Vacarianos a Cavalo e também dos demais tradicionalistas da oitava região, como os gaiteiros presentes no evento.
Após a cerimônia no centro da cidade, a centelha da chama crioula foi conduzida até 10ª BPM onde deverá permanecer aos cuidados da corporação.
Comentários