Governo do Estado decreta oficialmente o município de Esmeralda como berço do tiro de laço
Baixar ÁudioReconhecimento já havia sido feito pelo MTG em duas oportunidades
Foto: Secretaria de Cultura de Esmeralda
O tiro de laço é uma atividade campeira exercida pelos trabalhadores do campo há muitos anos, mas em 1951 tornou-se uma competição esportiva. Foi em Esmeralda, através de Alfredo José dos Santos, figura importante na história da modalidade, juntamente com João Ferreira. Mais de 70 anos após o início daquela que era apenas uma disputa entre amigos, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial a Lei 16.157, de 18 de julho de 2024, que reconhece o município de Esmeralda como o Berço do Tiro de Laço.
Em entrevista à Tua Rádio Fátima, o diretor de cultura e desporto do município lembra importantes pontos na história até a publicação do decreto estadual. Clecius Pacheco conta que em duas oportunidades, em 1975 e 2002, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) já havia reconhecido a relação do laço com Esmeralda.
O município aguarda, agora, o reconhecimento a nível Federal. Um projeto que reconhece o Esmeralda como a Capital Nacional do Tiro de Laço está tramitando na Câmara dos Deputados desde 2021, quando foi aprovada pela comissão de esporte.
Comentários