Livro reúne teses da UFRGS e destaca riquezas do solo gaúcho
Evento foi na sede da Federacite em Esteio
Foto: RD Fátima
Reunir 68 dissertações e teses da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que destacam as riquezas do solo do Rio Grande do Sul. Este é o resultado do trabalho coletado para o livro Solo, Base para a produção sustentável, lançado nesta terça-feira (29) durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Publicado pela Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências (Federacite), a obra reúne estudos e informações sobre perfil, características e outras especificidades da superfície territorial.
O professor Aino Victor Ávila Jacques, da comissão organizadora do livro, destaca a importância de tratar as questões ligadas ao campo. Segundo ele, o solo é a base de qualquer atividade agrícola, necessitando de estudos que avaliem suas riquezas locais.
O pesquisador salienta que o Rio Grande do Sul é privilegiado para a atividade agrícola, no entanto, ainda há defasagem na tecnologia da produção gaúcha. "O produtor ainda não acompanha a abordagem acadêmica, essa é a importância do livro: aproximar o produtor dos trabalhos científicos dentro da área de pesquisa, auxiliando na resolução de problemas", acrescenta.
Quem quiser adquirir o livro, ele está a venda na casa da Federacite pelo valor de R$ 15.
Texto: Lurdenir Matos
Edição: Gonçalo Valduga/Secom
Comentários