Evento marcou o lançamento do plano colheita da maçã em Vacaria
Baixar ÁudioCerca de 12 mil trabalhadores de outras cidades atuarão na safra
Foto: Tua Rádio Fátima
Aconteceu na última sexta-feira, 26/01, o lançamento da colheita da safra da maçã. O evento foi no CTG Rancho da Integração e contou com a participação de representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões (STR), Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores e órgãos de segurança. Na ocasião foram abordados assuntos relacionados a saúde, a segurança e o bem-estar dos safristas, que neste ano deverá chegar a doze mil, sendo que sete mil serão indígenas.
O coordenador da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso do Sul (Coetrae-MS) que realiza um trabalho atuante com o Ministério Público do Trabalho daquele estado esteve no evento, em Vacaria. Maucir Pauletti conversou com a reportagem da Tua Rádio Fátima e enfatizou que nos últimos nove anos houve um avançou significativo por parte dos produtores locais na relação com os trabalhadores que vem de outros estados. Ele reforçou que agora a preocupação maior está em fazer ajustes com os pequenos produtores.
Em sua fala, o presidente da ABPM, Francisco Schio Filho enalteceu a importância de proporcionar aos trabalhadores boas condições de trabalho. Ele destacou que essa é uma das principais metas dos empresários locais para que a safra da maçã seja positiva em todos os sentidos.
Fazendo parte das ações, a partir desta segunda-feira, 29/01, o STR começa a realizar, mediante agendamento, o atendimento odontológicos para os trabalhadores. No quinta-feira, 01/02, a UPA passará a realizar os atendimentos médicos.
Comentários