Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Safra das pequenas frutas é boa, mas variação dos preços preocupa os produtores

Baixar Áudio por Aldoir Santos

Mais da metade da safra já foi colhida

Colheita no pomar de Joseel Soares na Fazenda da Estrela
Foto: Divulgação

Mais da metade desta safra da amora-preta foi colhida dos pomares em Vacaria. Este ano, as frutas amadureceram aproximadamente 15 dias antes do período que normalmente era previsto devido a fatores como o clima. Aliás, depois de três safras com problemas, os produtores desta vez comemoram os bons resultados. Conforme o extensionista do escritório da Emater Nicolas Eigon Brandt, além da qualidade da fruta há bons índices de produtividade. O clima foi favorável desde a florada até a frutificação das plantas. A amora segue sendo a líder na produção das pequenas frutas. Segundo ele, um dos gargalos é a ainda pouca capacidade de armazenagem e a variação dos preços.

O produtor Jair Vargas, da capela Santa Luzia, destaca que o mercado irá absorver a produção de amora. No entanto, como a oferta está maior, há uma tendência de queda dos preços neste período até pelo menos os estoques se estabilizarem. O preço do quilo da amora está variando entre R$ 3 e R$ 3,50.

O produtor Joseel Soares, da Fazenda da Estrela, lembra que em 2021 houve uma forte seca, em 2022 teve geada fora de época e em 2023 muita chuva. Agora as condições são favoráveis e contribuíram para a qualidade da fruta.

Nesta quarta-feira,27/11, às 13h30, a Embrapa Uva e Vinho realiza um dia de campo para o lançamento de uma nova variedade de amora-preta, a BRS Terena. De 06 a 08 de dezembro será realizada a Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel no Mercado Público.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais