Colheita da amora-preta em Vacaria deverá começar em 15 dias
Esse ano houve adiantamento na colheita da pequena fruta
Foto: Divulgação
Muito populares no hemisfério Norte, amora, mirtilo e framboesa, ainda são pouco desconhecidas do grande público brasileiro. Entretanto, o plantio destas espécies tem aumentado. A difusão das propriedades nutracêuticas destas frutas as colocaram em destaque, aumentando o número de consumidores interessados em adquirir, consumir e saber mais a respeito de suas qualidades.
Em pesquisas recentes, o consumo de amora-preta ajudou a prevenir diversas doenças e distúrbios, desde câncer, doenças cardíacas e doenças do cérebro relacionadas com o envelhecimento. Quando o assunto é proteção do cérebro, nada supera o mirtilo. No Brasil ainda é pequena a oferta e a área plantada diante do tamanho potencial do mercado. Exceto o morango com área plantada de cerca de 2600 ha, framboesa, amora preta e mirtilo são plantados predominantemente no Rio Grande do Sul com destaque para Vacaria. Mais uma safra está começando. Os produtores de framboesa já iniciaram a primeira colheita. Em um prazo de 15 dias deverá iniciar a retirada da amora dos pomares. A última pequena fruta a ser colhida será o mirtilo através das variedades mais precoces.
O produtor Jair Vargas cultiva as pequenas frutas em uma propriedade no quinto distrito de Vacaria. Ele comenta que nesse ciclo haverá um adiantamento no começo da safra da amora. O volume será um pouco menor do que no ao passado, porém, mantém-se a qualidade. A variedade de amora que prevalece é a tupi. A colheita deverá ocorrer até o fim do ano. De 01 a 03 de dezembro será realizada a Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel no Mercado Público.
Comentários