Clima até agora está desfavorável a produção de maçãs
Baixar ÁudioDados da Embrapa revelam que até agora foram registradas apenas 26 horas de frio
Foto: Divulgação
As condições climáticas até agora não estão favoráveis para o desenvolvimento das macieiras visando a próxima safra. A quantidade de frio desde abril quando começa a ser feito o acompanhamento está abaixo da média dos últimos quatros anos.
Os dados da Embrapa Uva e Vinho através da estação de fruticultura de clima temperado em Vacaria revelam que até agora são apenas 26 horas de frio, ou seja, de temperaturas inferiores a 7,2ºC . O pesquisador Gilmar Natchigal destaca que no ano passado neste mesmo período se tinha registrado 158 horas; em 2017 eram 128. A média histórica dos últimos anos é de 170 horas de frio até o final do mês de junho. A medição das horas de frio seguirá sendo feita até o final de agosto. Ele destaca que até lá dificilmente se alcançará o volume esperado de temperaturas baixas.
Gilmar Natchigal destaca que essa insuficiência de frio poderá provocar consequencias na produtividade e na qualidade da fruta nesta próxima próxima safra. Os técnicos deverão estar atentos a adoção de um manejo diferenciado.
Comentários