Ipê sedia encontro nacional dos produtores de alho
No dia 8 de novembro, produtores de todo o Brasil participam do 32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, na cidade de Ipê
Foto: Divulgação
O alho está em evidência. Ao mesmo tempo em que os agricultores da Serra Gaúcha se preparam para a safra deste ano da hortaliça, produtores de todo o país se reúnem no dia 8 de novembro para debater o mercado e as perspectivas futuras.
O 32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho ocorre a partir das 13h30min no salão paroquial de Ipê. As atividades, que contam com palestras técnicas, discussão e planejamento de mercado, giram em torno do tema Alho – Realidade e Desafios e terão como eixo principal o atual mercado, as novas tecnologias, o custo da produção e as perspectivas para a safra que inicia em dezembro.
A programação completa que será divulgada em breve. Um dos objetivos do Encontro Nacional dos Produtores de Alho é conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado. Os temas abordados visam a proteção nacional da produção, especialmente a manutenção da taxa antidumping. A taxa acaba em outubro deste ano, mas a cadeia produtiva defende a sua renovação, argumentando que a medida é importante para proteger o setor da concorrência desleal, especialmente da China. Em 2018, conforme dados da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), o Brasil produziu 13,5 milhões de caixas de 10kg de alho, em uma área de 11,5 mil hectares e importou 16,5 milhões de caixas de 10kg.
O 32º Encontro Nacional é realizado numa parceria entre a Anapa e a Agapa, com apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipê, da Emater-RS/Ascar. da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) além de outras entidades que se unem neste cenário para fortalecer a cadeia produtiva do setor.
Comentários