Emater/RS-Ascar realiza campanha de vacinação contra a brucelose em Vacaria
A vacinação contra esta zoonose é obrigatória em todas as fêmeas bovinas entre 3 e 8 meses de idade.
Foto: Divulgação
A fim de garantir a sanidade do rebanho e a melhoria da condição de vida animal, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Vacaria, em parceria com o médico veterinário Airton Stella e seu auxiliar, conhecido como “Borginho”, realizou mais uma edição da campanha de vacinação contra a brucelose, na semana passada (entre os dias 10 e 14/04).
A brucelose é uma zoonose, doença grave e contagiosa, capaz de infectar várias espécies de animais e também o ser humano. Nos bovinos, se caracteriza por provocar abortos espontâneos, geralmente no terço final da gestação. A vacinação contra a brucelose é obrigatória em todas as fêmeas bovinas entre 3 e 8 meses de idade. Durante quatro dias, foram vacinados 465 animais de 103 pecuaristas do município, nas comunidades da Fazenda da Estrela, Assentamentos Novas Batalha e Nova Estrela, Refugiado, Itacolomi, Coxilha Grande e Caravágio.
Para o extensionista da Emater/RS-Ascar Nícolas Brandt, esta campanha tem grande importância social, pois abrange diversas localidades do município atendendo aos pecuaristas que muitas vezes possuem uma única terneira e residem distante da sede. Desta forma, não precisam contratar um veterinário (o que demandaria um alto custo) exclusivamente para aplicação da vacina nos animais. “Este trabalho reafirma o compromisso da Emater/RS-Ascar com a Defesa Sanitária Animal. No Rio Grande do Sul, o Serviço Veterinário Oficial é representado pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), com atuação na defesa sanitária e inspeção de produtos de origem animal”, reforça Brandt.
Comentários