Prefeitos da Amucser demonstram preocupação com o aumento de notificações do Ibama para produtores rurais
Para o instituto as áreas utilizadas por produtores são consideradas bioma mata atlântica
Foto: Tua Rádio Fátima
Prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (AMUCSER) estão preocupados com o aumento significativo das notificações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para produtores rurais da região que estão utilizando áreas, consideradas pelo instituto, como bioma mata atlântica. Agora a associação busca uma solução para essa situação.
A presidente da Amucser e prefeita de Muitos Capões, Rita Pereira, concedeu entrevista à reportagem da Tua Rádio Fátima. Ela explicou que estas notificações são preocupantes não só para os produtores rurais, mas também para os municípios da região, visto que a agricultura é considerada a principal fonte econômica dos Campos de Cima da Serra. A presidente reforça que o mais preocupante ainda é o embargo das terras, após a aplicação da multa no valor de R$7 mil por hectare.
De acordo com o assessor jurídico da associação, Rubem dos Santos Filho, o embargo das áreas permite apenas a colheita do que já está plantado e proíbe a sua utilização posterior. Sobre as medidas jurídicas que podem ser tomadas, Rubem destacou à Tua Rádio Fátima que até o momento não se chegou em uma pacificação de decisão e que uma das alternativas será a alteração do texto da atual legislação que poderá entrar em debate na Câmara dos Deputados Federais.
Comentários