Volume de chuvas causa prejuízos nas lavouras de Vacaria e região
Baixar ÁudioHá danos nas culturas de soja e milho
O Governo do Estado publicou um novo decreto que reduziu o número de municípios em situação de emergência ou de calamidade pública devido às enchentes dos últimos dias. A Defesa Civil solicitou novos laudos dos estragos registrados por conta das tempestades. Estes documentos deverão ser enviados até final desta semana. Na região estavam na lista inicial elaborada pela Defesa Civil Nacional os municípios de Bom Jesus, Campestre da Serra,Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões e São José dos Ausentes.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Sergio Poletto destaca que os prejuízos na agricultura precisam constar entre os efeitos do grande volume de chuvas. O assistente técnico do Sindicato Jéferson Carvalho observe que as maiores perdas estão sendo verificadas nas lavouras de soja. “Falta colher em torno de 20% da área”. No milho a queda pode chegar a 70% em algumas lavouras do município. “Os grãos estão avariados devido ao excesso de umidade”, observa Carvalho. Além disso, há os danos em pontes e estradas. A homologação da situação de emergência permitirá a prorrogação dos financiamentos, entre outras medidas.
O presidente do Conselho Técnico e Administrativo da Emater Marcos Lima afirmou que pediu atenção especial por parte dos técnicos do órgão para auxiliar os municípios da região nesta pauta. Dados da estação automática do INMET na Embrapa revelam que somente neste mês choveu em Vacaria mais de 350mm.
Fotos: Jeferson Carvalho
Comentários