Animais rústicos aumentam participação nesta edição da Expointer
Baixar ÁudioA Fazenda da Esperança de Vacaria participará com quatro animais
Foto: Fernando Dias
Este ano, a feira conta 1.344 animais inscritos na categoria, 549 a mais do que a edição passada (795), um incremento de 69% de rústicos. São bovinos e zebuínos, das raças Devon, Bravon, Aberdeen Angus, Ultrablack e Hereford/Braford, novilhas, coelhos, bubalinos, ovinos e cavalos, das raças Árabe, Quarto de Milha e Paint Horse, além da cavalos crioulos, em provas e leilões. Os animais estarão presentes na 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Mas o que são considerados animais rústicos? “A gente usa o termo rústico para aqueles animais que estão, principalmente, à campo e não tem um trato mais refinado, que ficam no pasto e, eventualmente, ganham suplementação de concentrados e sal. Já os animais de ‘argola’ são os animais que participam de julgamentos ou de galpão que são assim chamados porque o produtor traz eles pra 'dentro de casa'”, explica o comissário-geral da Expointer, Pablo Charão.
Uma das novidades é a Feira de Novilhas Selecionadas, organizada pela Farsul. “Evento que esse ano retorna à Expointer neste espírito de retomada de negócios, retomada do Estado como um todo”, estima Charão.
Esta edição da Expointer também traz a presença da raça Bravon, que é uma raça sintética de gado de corte que mescla zebuínos Brahman com bovinos Devon, oriundos do Reino Unido. Entre os equinos, além da Árabe e Quarto de Milha, participam de provas dez exemplares da raça Paint Horse, originária dos Estados Unidos.
Fazenda Esperança de Vacaria
Conforme o criador Lucas Lemos serão quatro animais na edição deste ano da Expointer. Um trio de touros adultos, que inclusive foram comecializados no último leilão, portanto, haverá uma parceria com os clientes. Também estará no concurso da raça Hereford uma terneira que foi a suprema campeão na exposição nacional da raça de Bagé.
Assessoria de Comunicação da Expointer
Comentários