Rede Ecovida é modelo internacional de produção familiar
Empresários da região sul do país e de estados como São Paulo e Bahia estão reunidos em Monte Alegre dos Campos, onde deste esta quarta-feira, 13/07, participam de um encontro do Circuito Sul da Rede Ecovida. Com atuação desde a década de 80, o grupo tem como objetivo unir agricultores familiares com o objetivo de fortalecer as produções nas mais diversas etapas. A iniciativa já serve de modelo internacional e está servindo como exemplo para outros países, como por exemplo a Índia. O agricultor de Curitiba e integrante da coordenação da Rede Ecovida, José Antônio da Silva Marcil destaca que o grande diferencial é a participação dos agricultores familiares em todos os planejamentos e decisões.
Josmar Ostroski, agricultor de Três Rios, na região norte do Estado classifica a Rede Ecovida como a salvação para o campo. Segundo ele, é através deste grupo que os agricultores familiares puderam conquistar um padrão de vida melhor, com um nível de produção elevado, que reflete cada vez mais na abertura de espaços para os produtos orgânicos no mercado brasileiro.
Luciano Ferreira da Silva é representante da Rede Polo da Mata Atlântica na Bahia e veio à Monte Alegre dos Campos num grupo de cinco pessoas, para conhecer o trabalho e as experiências da Rede Ecovida. A ideia é se integrar ao circuito de comercialização das agroindústrias.
O encontro tem continuidade nessa quinta-feira, na Agroindustria Carraro.
Comentários