Mel claro produzido em Jaquirana vence o Prêmio CNA Brasil Artesanal
Agroindústria de Cambará do Sul ficou em quarto lugar
Foto: Divulgação
O melhor mel claro produzido no Brasil é o da Apicultura do Máximo de Jaquirana. Os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 foram conhecidos ontem a noite. Foram inscritos e avaliados 297 tipos de mel pelo júri técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
O produtor do mel campeão recebe também um prêmio em dinheiro de R$ 10.000,00. Os três primeiros ganharam os Selos de Participação Ouro, Prata e Bronze. Outro mel gaúcho que ficou em quarto lugar é o do Apiário Cambará. O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 é realizado pela instituição em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).
Adriana De Bortoli da Silva, proprietária da Apicultura do Máximo, localizada em Jaquirana, explica que o negócio começou quando se casou com seu marido, que, por sua vez herdou a profissão do bisavô, pioneiro no segmento em Cambará do Sul. A família já está na quinta geração de apicultores, e após um processo de profissionalização e cursos, inclusive proporcionado pelo Sebrae RS, Adriana diz que o negócio cresceu.
"Em 2008 começamos com o trabalho na apicultura, e em 2014 ocorreu a construção da nossa agroindústria familiar. Em 2019, meu marido faleceu devido a um acidente, mas, mesmo assim, optei por ficar e prosseguir no negócio. Temos focado muito em melhorar e aprimorar e contamos muito com a parceria do Sebrae RS. Essa premiação em nível nacional do CNA é uma vitória muito grande. Aquele trabalho realizado lá atrás, com foco na apicultura, tem tendo resultado agora. Minha filha e eu continuamos tocando a agroindústria com a ajuda da minha mãe e meu genro, e não podemos deixar de destacar a força da mulher no empreendedorismo e no meio rural", destaca Adriana.
Segundo o analista de Articulação de Projetos sênior do Sebrae RS, Claiton Velho, ficar entre os cinco melhores do país na categoria Mel Claro significa um avanço e uma distinção importantíssima para esse segmento de agroindústrias. "Essas Apicultoras são atendidas pelo Sebrae RS no projeto Apicultura nos Campos de Cima da Serra do RS e está dentro do Programa Juntos para Competir da Farsul, Senar RS e Sebrae RS. Disponibilizamos consultorias em gestão financeira, sistema produtivo, design, marketing e vendas e auxiliamos na participação em feiras e eventos. Então, essa premiação coroa o trabalho delas. Isso proporciona que essas produtoras acessem mercados importantes, principalmente em um ano que se mostra tão desafiador", explica.
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos. Atualmente, está em andamento um concurso voltado para produtores de cafés especiais.
Comentários