Temperatura chega a -2,4ºC em Vacaria e provoca prejuízos na produção de frutas
Amora, mirtilo, framboesa, uva e pêssego são as culturas mais atingidas
Uma forte geada cobriu os campos e matos da região neste sábado,12/09. A previsão se confirmou e os agricultores agora começam a contabilizar os prejuízos especialmente nos pomares e parreirais. A menor temperatura segundo os dados do INMET foi de -2,4ºC , porém, em alguns pontos chegou a -5,6ºC. Na Fazenda da Estrela o produtor de pequenas frutas Joseel Souza relatou que a produção de amora terá uma queda expressiva por causa desse frio intenso. No bairro Passo da Porteira o produtor Irineu Bortolotto passou a madrugada toda acionando o sistema anti geada para evitar maiores perdas nos pomares de mirtilo.
Na capela Santa Luzia o produtor Jair Vargas contabiliza prejuízos expressivos também na produção de framboesa. Em Monte Alegre dos Campos, Dieverton Molon na localidade da capela de Saúde registrou nas primeiras horas da manhã o efeito da geada nos parreirais.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Eduardo Pagot estima que durante a semana que vem será possível dimensionar o tamanho das perdas na agricultura por causa dessa geada. Segundo ele o maior problema se deu em função das temperaturas altas registradas no mês de agosto que anteciparam a floração. Como ainda não existe um zoneamento agroclimático para a produção de pequenas frutas os agricultores não tem acesso ao seguro para esse tipo de fenômeno.
Comentários