Fórum gaúcho de combate aos impactos dos agrotóxicos realiza audiência pública em Vacaria
Discussão reuniu diversas autoridades, representantes de entidades interessadas e também produtores da região
O Fórum Gaúcho de Combate aos impactos dos agrotóxicos foi realizado em Vacaria na tarde desta segunda-feira, 09/10. O objetivo principal foi debater esse tema que interfere diretamente na saúde humana e do meio ambiente em geral. Participaram da audiência pública representantes de entidades do meio interessado e também produtores dos campos de cima da serra.
O presidente do sindicato dos trabalhadores e assalariados rurais de Vacaria e Muitos Capões, Sergio Poletto, afirma que ninguém é contra o uso do agrotóxico, mas ele acredita que deve ser usado de uma maneira racional e correta. Outro ponto citado por Poletto é a obrigatoriedade da utilização dos chamados EPIs, os equipamentos de proteção individual.
Para o presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã, José Sozo, o foco principal é diminuir o risco do agricultor no manejo do material, seja em pequenas, médias ou grandes propriedades. Ele também exalta que nunca houve a devolução de algum lote de maçã exportada, por uso indevido de agrotóxicos no Rio Grande do Sul.
Também palestrou no encontro a médica do trabalho e toxicologista da Secretaria Estadual de Saúde, dra. Virginia Dapper. Ela falou sobre os impactos na saúde do produtor e também da comunidade em geral.
Comentários