Amora-preta é tema de Dia de Campo em Vacaria
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço: http://bit.ly/dcamorapreta
Foto: Divulgação
No dia 12 de dezembro, a Embrapa e a Emater/RS Ascar promovem Dia de Campo sobre a amora-preta na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, em Vacaria, RS. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço: http://bit.ly/dcamorapreta .
Segundo a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho e coordenadora do evento, Andrea De Rossi o evento é parte do Projeto “Transferência de tecnologia para produtores de pequenas frutas da região dos Campos de Cima da Serra, Região Serrana e Planalto Catarinenses”, que visa divulgar os resultados da avaliação de seleções e cultivares de amora-preta em Vacaria, RS.
O evento, realizado pela Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado e Emater/RS - Ascar, apresentará cultivares e seleções de amora-preta desenvolvidas pela Embrapa, a implantação de pomares e o manejo de uma praga que está perturbando os produtores, a Drosophila suzukii.
As diferentes cultivares e seleções serão apresentadas no dia de campo por Maria do Carmo Raseira, pesquisadora e coordenadora do Programa de Melhoramento da Embrapa Clima Temperado. Dentre as alternativas, ela destaca a aparência e o excelente desempenho na região da BRS Cainguá . “É uma variedade mais alongada com uma aparência diferenciada, que apresenta um sabor mais equilibrado entre a acidez e o açúcar. Tem menos espinhos do que a BRS Tupi, sendo tão produtiva quanto", adianta ela.
Para o pesquisador Régis Sivori, a amora-preta é uma das frutas preferidas pela mosca Drosophila: “Se os produtores não se atentarem ao manejo, as perdas podem ser consideráveis. É necessário cuidado redobrado na colheita, armazenando os frutos colhidos sob refrigeração e eliminando os frutos caídos ao solo nos pomares”, lembra o pesquisador, que será responsável por uma das apresentações do dia de campo.
Comentários