Inaugurada agroindústria em propriedade referência em gestão sustentável
Jair Vargas e o sócio Nilson Guerreiro são pioneiros na produção de pequenas frutas na capela Santa Luzia
Foto: RD Fátima
Nesta quarta-feira,05/07, foi inaugurada a agroindústria FrutPeq de Jair Vargas e Nilson Guerreiro na comunidade de Santa Luzia, quinto distrito de Vacaria. A propriedade é uma das unidades de referência do programa de gestão sustentável da SDR executado pelos escritórios da Emater. A partir de agora a seleção, classificação e beneficiamento de pequenas frutas passa a ser feita na propriedade. Jair Vargas destaca que quando se tem um sonho é preciso lutar para se tornar realidade. Acrescenta que somente com persistência, apoio dos pais e a busca de parcerias é possível se manter no meio rural. A propriedade também é um modelo de sucessão rural na agricultura familiar.
A cerimônia de inauguração contou com a participação de autoridades e os participantes do Seminário Brasileiro de Pequenas Frutas. Foi realizada uma visita guiada aos pomares de amora, mirtilo, framboesa e morango.
Até o final do ano Vacaria deverá ter 10 propriedades inseridas no programa estadual de gestão sustentável da propriedade rural da agricultura familiar. Uma das unidades de referência está no quinto distrito e se destaca pela produção de pequenas frutas. O programa é executado pelos técnicos da Emater e tem duração de quatro anos.A supervisora regional da Emater Sandra Dalmina destaca que a orientação é que sejam propriedades de matrizes produtivas diferentes.
Comentários