Queda na produção de maçã decorrente da estiagem chega à 40% em Vacaria
Baixar ÁudioA safra da maçã neste ano arca com os prejuízos decorrentes de uma prolongada estiagem seguida de chuvas intensas nas últimas semanas. Para tratar do assunto, o Programa Temática desta terça-feira, 05/04, contou com a presença do presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã, José Sozo. Na oportunidade, ele explicou que os prejuízos na safra chegam na casa dos 40% na região de Vacaria, totalizando quase 200 mil toneladas a menos na comparação com o último ano. Sozo comenta que a estiagem trouxe prejuízos durante todo o tempo de plantio, sendo que ocorre, ainda, a quebra das frutas que ainda estão em processo de colheita.
O presidente ressalta que a estiagem já foi percebida no passado, porém neste ano ela ocorre em um momento inoportuno. Anteriormente, quando a seca ocorria em período de colheita, após o amadurecimento de boa parte das plantações, o prejuízo era menor. Desta vez, a falta de chuvas prejudicou, acima de tudo, a formação dos frutos. Em decorrência disso, os prejuízos desta safra são muito maiores.
O déficit hídrico deve acarretar em problemas na próxima safra, ao passo que não deve haver a possibilidade de recuperação até o período de plantio.
Comentários