Concurso premia melhores produtos da agroindústria familiar
Mel de Vacaria está entre os destaques
Foto: RD Fátima
Os melhores alimentos produzidos pelos agricultores do Rio Grande do Sul foram premiados, nesta quinta-feira (1º), no 5º Concurso da Agroindústria Familiar, na 18º Feira da Agricultura Familiar da 39ª Expointer, em Esteio. "Nosso concurso é uma demonstração das condições dos produtos, do visual, qualidade e técnica que vêm melhorando a cada edição", afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto.
O evento serve também como motivação para os demais expositores para se inscreverem nos próximos anos. Ao todo, competiam dez queijos coloniais, nove salames tipo italiano, 11 méis, 13 sucos de uva integral/natural, cinco vinhos tintos de mesa seco, cinco vinhos tintos fino seco, nove cachaças prata, oito cachaças envelhecida premium e seis cachaças envelhecida extra-premium.
Segundo o diretor do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, Dionatan Tavares, a organização do concurso buscou qualificar o ambiente de trabalho para que os jurados tivessem maior conforto para aplicar os critérios de classificação sem prejudicar a qualidade dos produtos. "Nossa intenção é estudar a metodologia e saber se usaram os caminhos certos na produção, que é o que levamos em conta na avaliação do júri. Sabemos que temos pontos a melhorar para a próxima edição e a qualidade cresce a cada ano", diz.
Como conta Mateus Weber, da Weber Haus, de Ivoti, vencedora do 2º lugar das categorias cachaça envelhecida premium e extra premium, a premiação ajuda na divulgação dos produtos, aumentando a receita para o empreendimento. "O público procura as cachaças premiadas e vai com maior certeza no produto que foi avaliado pelos especialistas, com maior certeza da satisfação da compra", assegura.
A Weber Haus já ganhou a 1ª colocação na categoria cachaça prata, em 2015, produto que foi valorizado com um acréscimo de 300% nas vendas. Weber representa a 5ª geração da agroindústria de origem alemã que veio ao Brasil em 1824. Ao todo, são 22 pessoas trabalhando no empreendimento para garantir qualidade.
Acompanharam a entrega dos prêmios o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), Osmar Terra; o secretário adjunto da SDR, Iberê de Mesquita Orsi, e representantes das entidades Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Via Campesina, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Cotrijal.
Confira os vencedores do 5º concurso de produtos da agroindústria familiar:
Vinho tinto fino seco
1º lugar - Adega Mascarello
2º lugar - Vinícola Bassani
3º lugar - Vinhos Adams
Vinho tinto de mesa seco
1º lugar - Vinhos Adams
2º lugar - De Bastiani
3º lugar - Vinícola Paludo
Queijo
1º lugar - Ferrari
2º lugar - Somacal
3º lugar - Laticínios Pipo
Suco de uva
1º lugar -De Bastiani
2º lugar -Adega Mascarello
3º lugar - Adega Torri
Salame tipo italiano
1º lugar - Saci
2º lugar - Bergamaschi
3º lugar - Embutidos Araldi
Cachaça Prata
1º lugar - Unser Schnaps
2º lugar - StrohHut
3º lugar - Seiva Missioneira
Cachaça envelhecida premium
1º lugar - Seiva Missioneira
2º lugar - Weber Haus
3º lugar - StrohHut
Cachaça envelhecida extra premium
1º lugar - Princesa do Arroio
2º lugar - Weber Haus
3º lugar - Unser Schnaps
Mel
1º lugar - Schüller
2º lugar - Avapis
3º lugar - Rempel
Comentários