Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Ano Mariano Brasileiro

Miguel Debiasi

Desde o dia 12 de outubro os católicos brasileiros vivem o Ano Mariano, dedicado a Nossa Senhora Aparecida. No dia 21 de setembro a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, realizou um ato de lançamento do Ano Mariano. A cerimônia contou com a presença de autoridades eclesiásticas, representantes de diversos organismos, comissões, pastorais e movimentos sociais. O Ano Mariano será uma oportunidade para a Igreja aproximar-se da realidade do povo brasileiro e ao mesmo tempo um desafio de pastoral.

Na ocasião do lançamento do Ano Mariano a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada no auditório da sede da CNBB e foi lida a mensagem do Papa Francisco ressaltando a importância da devoção à rainha e padroeira do Brasil. Segundo o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha: “É um ano para celebrar, para comemorar, para louvar a Deus, mas também para reaprender com Nossa Senhora como seguir Jesus Cristo, como ser cristão hoje”. Sem dúvida, para a Igreja do Brasil, será um ano de intensificar a evangelização nas pegadas da Virgem Maria. Assim como a Virgem Maria percorreu as montanhas da cidade de Judá para ajudar sua prima Isabel, será uma oportunidade para a Igreja do Brasil viver a “Igreja em saída”, como pede o Papa Francisco.

Então, junto às imagens réplicas de Nossa Senhora Aparecida que percorrem as dioceses do Brasil, a Igreja precisa estar mais próxima e presente na vida e na luta do povo. Dessa forma, o Ano Mariano será vivido como uma oportunidade da Igreja percorrer as cidades e periferias, lembrando os pobres e abandonados, os prediletos de Deus, como no encontro da imagem em 1717. Naquela ocasião os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para a Virgem Maria e pediram ajuda para conseguirem pescar os peixes que deveriam fazer parte da refeição a ser servida na recepção a um conde. Após várias tentativas infrutíferas, as redes lançadas no Rio Paraíba, ao invés de peixes, pescaram a imagem da Virgem. Fato considerado milagroso. Para os pescadores, o misericordioso Deus revelara estar ao seu lado.

Hoje, trezentos anos se passaram e a devoção a Nossa Senhora Aparecida é prece diária do povo brasileiro. Mas, a realidade social e econômica é de penúria e pobreza para a maioria do povo brasileiro. Ao mesmo tempo, no Congresso Nacional e Câmara Federal, deputados e senadores aprovam Medidas Provisórias que ferem os direitos do povo brasileiro. São projetos que retiram recursos orçamentários previstos pela Constituição para a saúde, educação, habitação, segurança, transporte, infraestrutura, cultura, esporte, lazer. Logo, o Ano Mariano será um momento de oração, de reflexão e de voltar às origens de Nossa Senhora Aparecida, promover a libertação do povo brasileiro que novamente está submetido à escravidão, ao sacrifício e à carência de benefícios sociais.

Sobre o autor

Miguel Debiasi

Frade da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia (Universidade do Vale dos Sinos – São Leopoldo/RS). Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica do RS - PUC/RS). Doutor em Teologia (Faculdades EST – São Leopoldo/RS).

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais